Shape Digital firma parceria com TotalEnergies EP Brasil

Na fase inicial do projeto, há expectativa de redução de 5% nas emissões totais da unidade produtiva

Com o objetivo de melhorar a eficiência energética e reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), a Shape Digital, provedora de soluções digitais, assinou contrato com a TotalEnergies EP Brasil para a implantação de sua nova plataforma digital para otimização energética e redução de emissões chamada Shape Aura. A expectativa é que o módulo inicial da solução, destinada ao sistema de compressão de gás, reduza por volta de 5% das emissões totais da unidade de produção FPSO Cidade de Caraguatatuba, que é operado no campo de Lapa, Bacia de Santos, no Pré-sal brasileiro. O campo Lapa é operado pela TotalEnergies EP Brasil (45%), em parceria com Repsol Sinopec Brasil (25%) e Shell Brasil (30%).

“Esta ferramenta digital complementará as modificações de design implementadas para reduzir as emissões de CO2 do campo, em linha com o nosso objetivo global de reduzir em mais de 40% as emissões de Escopo 1 e 2 das nossas instalações operadas até 2030”, disse Jean-Baptiste Dupuy , Diretor de Operated Assets, da TotalEnergies EP Brasil.

A Shape Aura aplica o conceito de Engenheiro Virtual (Virtual Engineering) da Shape, que combina expertise de engenharia e Inteligência Artificial para otimizar e automatizar a tomada de decisões técnicas para ações de operação e manutenção industrial. Este sistema tem natureza ponta a ponta, abrangendo captura e processamento de dados em tempo real, geração de recomendações de parâmetros operacionais ideais, gerenciamento da implementação de tais recomendações e, por fim, acompanhamento contínuo do impacto da ferramenta em termos de eficiência energética e emissões de GEE. A solução será utilizada diretamente pela equipe de O&M offshore, garantindo resposta rápida e otimização contínua, ao mesmo tempo que fornece visibilidade às partes interessadas onshore.

As soluções digitais terão um papel fundamental na descarbonização e transição energética, segundo Felipe Baldissera, VP de Energia da Shape Digital: “A Shape sempre esteve focada no desenvolvimento de soluções digitais para redução de custo, aumento de eficiência operacional e segurança. Agora, com o Shape Aura, estamos utilizando nossa expertise de software, IA e industrial para a criação de soluções com foco em sustentabilidade. As ferramentas digitais são “CAPEX-Free”, com baixo custo por CO2e evitado e de rápida implementação, tendo grande potencial para acelerar a descarbonização das plantas industriais, não apenas no óleo e gás”, finaliza o executivo.

Conheça o Shape Aura